Scott Dixon aproveita o momento após o erro de Alex Palou para ultrapassar seu companheiro de equipe nas voltas finais da Honda Indy 200 em Mid-Ohio.
Na prova em que Josef Newgarden leva a pior em um acidente envolvendo vários carros na volta de abertura da corrida NTT INDYCAR SERIES de 2025 em Mid-Ohio, foi a vez de Dixon subir no mais alto do podium.
Scott Dixon combinou uma economia de combustível magistral e um erro raro do seu companheiro de equipe e líder do campeonato da NTT INDYCAR SERIES, Alex Palou, faltando cinco voltas para o fim no domingo para vencer a Honda Indy 200 em Mid-Ohio, apresentada pelo novíssimo Passport 2026.
Dixon deu continuidade a duas sequências notáveis de recordes na série com sua 59ª vitória na carreira, a primeira vitória nesta temporada no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda e a sétima vitória na carreira no Mid-Ohio Sports Car Course: ele venceu pelo menos uma vez em 21 temporadas consecutivas, desde 2005, e registrou uma vitória em 23 temporadas durante sua ilustre carreira.

Dixon deu continuidade a duas sequências notáveis de recordes na série com sua 59ª vitória na carreira, a primeira vitória nesta temporada no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda e a sétima vitória na carreira no Mid-Ohio Sports Car Course: ele venceu pelo menos uma vez em 21 temporadas consecutivas, desde 2005, e registrou uma vitória em 23 temporadas durante sua ilustre carreira.
VEJA: Resultados da Corrida
“Foi definitivamente uma corrida difícil”, disse Dixon. “Tínhamos carros fantásticos. Mas foi muito divertido tentar fazer o que fizemos e usar o que tínhamos, foi fantástico.”
“Eles deveriam (retirar o downforce) da asa dianteira na última parada. Eu só precisava olhar para a curva e o carro ia virar. Eu só esperava que os pneus traseiros aguentassem.”
O hexacampeão da série, Dixon, cruzou a linha de chegada com apenas 0,4201 de vantagem sobre o Honda Chip Ganassi Racing, de Palou, número 10 da Open AI, o resultado mais próximo nesta temporada. Christian Lundgaard ficou em terceiro no Chevrolet Arrow McLaren, número 7.
Colton Herta terminou em quarto no Gainbridge Honda nº 26 da Andretti Global com Curb-Agajanian, enquanto o vencedor de Mid-Ohio 2024, Pato O’Ward, completou os cinco primeiros no Arrow McLaren Chevrolet nº 5.
O vencedor do prêmio NTT P1, Palou, liderou Dixon por aproximadamente dois segundos e parecia estar caminhando para sua sétima vitória da temporada na volta 85, quando saiu da pista e entrou na terra adjacente à curva 9 e diminuiu a velocidade, com Dixon ultrapassando-o para assumir a liderança, da qual não abriria mão.
“Só um erro idiota, sinceramente”, disse Palou. “Um erro da minha parte. O carro esteve incrível o fim de semana todo, a corrida toda. Só perdi um pouco na entrada (da curva) e não consegui acelerar direito.”
“Ninguém tem culpa além de mim. Só me afastei um pouco na entrada e perdi completamente.”
Palou chegou a 0,356 de segundo faltando duas voltas para o fim, mas não conseguiu se aproximar enquanto Dixon dava uma aula magistral de escolha de linhas que mantinham a velocidade enquanto, de forma astuta e legal, amorteciam o ritmo de seu rival que o seguia.
A capacidade de Dixon de ajustar suas linhas de corrida rapidamente ficou mais evidente na Curva 2, a famosa curva “Keyhole”, nas duas últimas voltas.
Na volta 89, Dixon abriu a linha baixa para Palou explorar e, em seguida, diminuiu a distância do meio da curva para cruzar a linha baixa de Palou na saída da curva, aproveitando a linha mais larga na curva para abrir vantagem na reta oposta. Na volta final, Dixon optou pela linha baixa na curva 2, eliminando uma posição privilegiada de ultrapassagem para Palou.
A vitória de Dixon foi tão magistral quanto improvável.
Com uma vaga de largada em nono, Dixon e o estrategista Mike Hull decidiram capitalizar a lendária capacidade de Dixon de economizar combustível e tentar completar a corrida com apenas dois pit stops, um a menos do que a maioria das equipes tentou. A alquimia da quilometragem de combustível precisou de algumas voltas com bandeira amarela para ter uma chance de sucesso, e Dixon conseguiu isso durante o período final de bandeira amarela, entre as voltas 31 e 34, quando o Chevrolet ECR Splenda nº 21 de Christian Rasmussen parou fora da pista na Curva 8.
Dixon fez seu último pit stop no final da volta 61. Enquanto isso, Palou estava forçando muito na frente na liderança, sabendo que tinha que construir uma vantagem suficiente na pista para manter a primeira posição de Dixon após sua parada final e fazer uma estratégia de três paradas funcionar.
Palou entrou nos boxes para sua parada final no final da volta 72 e retornou ao circuito de 13 curvas e 3,628 km à frente de Dixon na pista. Ele ampliou sua vantagem para 1,8 segundo na volta 77 e parecia estar a caminho de sua sétima vitória na temporada.
Então Palou perdeu o controle faltando cinco voltas para o fim, e Dixon atacou.
“Ainda tivemos que economizar combustível até o final, então foi definitivamente muito disputado”, disse Dixon. “Não vi o que aconteceu. Vi que ele saiu na Curva 9. Tivemos um pouco de sorte com isso.”
Palou sentiu algum conforto, apesar da profunda decepção de ter perdido a vitória. Sua liderança no campeonato, de 93 pontos antes do evento, aumentou para 113 pontos. Isso representa uma diferença de mais de duas corridas, com sete corridas restantes nesta temporada.
O próximo fim de semana de eventos da NTT INDYCAR SERIES é o Sukup INDYCAR Race Weekend, uma rodada dupla nos dias 12 e 13 de julho no Iowa Speedway. A Synk 275, com motor Sukup, acontece às 17h (horário do leste) no sábado, 12 de julho, e a Farm to Finish 275, com motor Sukup, às 13h (horário do leste) no domingo, 13 de julho. A FOX, o aplicativo FOX Sports e a INDYCAR Radio Network transmitirão ambas as corridas ao vivo.
Por Paul Kelly Indycar