Num dia que só faltou uma chuva de canivetes
Robert Shwartzman garantiu a pole position para a Prema na estreia do piloto e da equipe na prova. Porém as surpresas que a mais tradicional prova do automobilismo mundial reservava, estava só começando. E só faltou mesmo, foi chover canivete aberto!
A corrida de domingo começou de forma caótica, com dois acidentes antes mesmo dos pilotos completarem uma volta com bandeira verde. Após um breve atraso devido à chuva no início da corrida, Scott McLaughlin, da Penske, perdeu o controle de seu Chevrolet nº 3 ao tentar aquecer os pneus e colidiu com o muro interno no início da última volta de ‘apresentação’.
A prova começou sob cautela como resultado do erro de McLaughlin. Os carros restantes criaram as tradicionais filas de três e finalmente receberam a bandeira verde no final da quarta volta, mas a corrida foi novamente ‘interrompida’ depois que Marco Andretti bateu na curva 1, e sua 20ª participação na Indy 500 foi anulada por um choque com Jack Harvey.
Isso definiu o tom do dia, com acidentes e problemas mecânicos abalando o grid e eliminando muitos candidatos promissores.
Alexander Rossi chegou entre os cinco primeiros, mas teve um problema na caixa de câmbio e seu carro pegou fogo durante um pit stop não programado.
Rinus Veekay perdeu o controle de sua máquina e bateu no muro dos boxes ao entrar para uma parada com bandeira verde.
Algumas voltas depois, o pole Robert Shwartzman atropelou sua equipe espremendo-os no muro dos boxes.
A tentativa de Kyle Larson de fazer a dobradinha – Indy 500 e NASCAR em Charlotte – foi ameaçada pela chuva e por muitas advertências, mas todas as preocupações com o tempo foram desfeitas quando Larson colidiu com Kyffin Simpson e Sting Ray Robb na volta 91.
A chance do bicampeão Josef Newgarden de entrar para a história também terminou cedo, pois foi prejudicado por um problema na bomba de combustível após apenas 135 voltas.
Scott Dixon sofreu um incêndio antes da largada e acabou perdendo três voltas quando sua equipe decidiu substituir os freios.
No final, apenas 23 dos 33 carros chegaram à última volta, com Nolan Siegel, da Arrow McLaren, batendo na última volta e encerrando a corrida ‘mais cedo’.